Neste 1º de Abril, (pode acreditar…) foram muitos os alunos que, animadamente, participaram das atividades do Projeto Futuro e Vida.
Provenientes de diversas escolas de Pirituba , e também da cidade de Osasco, pais e filhos aproveitaram esta data (o famoso dia da mentira) para considerarem um pouco sobre a beleza da sinceridade.
Assistiram à encenação de um conto oriental.
O honorável imperador Korokawa San, percebendo a necessidade de escolher um herdeiro para seu vasto império, após muito refletir, convocou todas crianças do país e lhes propôs um desafio: distribuiu uma semente aos jovens, a fim de que plantassem e, a trouxessem de volta no prazo de um mês. Aquele que obtivesse a flor mais bela, seria o escolhido.
E assim foi feito. Os dias se passaram, e naturalmente todas crianças se empenharam em cuidar com todo carinho de suas sementes. Todos seguiam contentes, por verem seus progressos, exceto o jovem Matsumi, que por mais que regasse, não via nem sequer um sinal de broto.
Apesar de triste por tal situação, decidiu seguir o conselho de seu pai, de não trapacear, mas sim, de ser honesto com o imperador e contar-lhe o que aconteceu, pois, como ensinou seu pai “a meia verdade é sempre uma mentira”.
E assim, completaram-se os dias do concurso.
Um a um foram entregando os mais belos vasos de flores já vistos em todo o Japão. O imperador, a todos olhava, surpreso e cheio de admiração, para aqueles arranjos tão bem cuidados , e que bem merecia o aplauso dos jardineiros.
Por último, aproximou-se Matsumi, triste e cabisbaixo, sem saber como explicar a situação.
Após observar todos os vasos, finalmente Korokawa San decidiu:
– Caros jovens, o escolhido para ser herdeiro será o jovem Matsumi! Todos me trouxeram flores muito belas, as mais belas que já vi em todo Japão. Mas o que vocês não sabiam é que as sementes que dei a cada um estavam cozidas, e portanto, nunca poderiam brotar.O único que teve coragem de me dizer a verdade foi o jovem Matsumi. Fica, portanto, escolhida que a flor mais bela foi a flor da Sinceridade!
O único que teve coragem de me dizer a verdade foi o jovem Matsumi. Fica, portanto, escolhida que a flor mais bela foi a flor da Sinceridade!
Muito muito bom e enriquecedor, obrigada